NUT


Nut: é a deusa do céu. Nut engole a barca de Rá durante a noite, por isso Rá viaja em uma barca durante o dia. Pela manhã, Rá renasce com a barca debaixo dele e Nut some.

NUT acolhe os mortos no seu império, é muitas vezes representada sob a forma de uma vaca com um símbolo na cabeça.

Com o seu corpo alongado, muitas vezes representado pela forma de uma vaca - por alusão a uma metamorfose que espontaneamente teria se passado - coberto por estrelas, forma o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. É como um abraço da deusa do céu sobre Geb, o deus da Terra.

Filha de Tefnut e Shu, esposa de Geb e mãe de Osiris, Isis, Seth, Néftis e Hathor. Osiris e Isis já se amaram no ventre da mãe e a maldade de Seth, logo ficou evidente, quando ao nascer, este rasgou o ventre da mãe.

Tradicionalmente foi consagrada a essa deusa o dia 25 de fevereiro. Representava o céu e era significativamente invocada como a mãe dos deuses.

No túmulo de Tutankhamon foi encontrado junto a sua múmia um peitoral no qual era invocado a proteção desta deusa: “Nut minha divina mãe, abre tuas asas sobre mim enquanto brilharem nos céus as imorredouras estrelas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário